O governo lançará um pacote de incentivos ás indústrias para tentar melhorar a competitividade em alguns setores. A expectativa é que desonere a produção em R$ 25 bilhões nos próximos dois anos. As medidas incluem principalmente a redução de 20% do INSS de setores afetados pela queda do dólar como por exemplo: confecções, calçados, móveis e softwares.
A idéia é que em contrapartida as empresas paguem uma contribuição sobre o faturamento que deverá chegar em 1,5 %. Também haverá redução de impostos para aquisição de máquinas e equipamentos para as indústrias brasileiras.
O dólar baixo, embora seja ótimo para os consumidores que encontram produtos importados mais baratos é péssimo para a exportação, prejudicando as empresas e provocando desemprego.
Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada na segunda-feira (1º) mostrou que quase metade das indústrias exportadoras perdeu participação no mercado externo em 2010 e, entre elas, um terço deixou de exportar. A sondagem foi feita com 1.569 empresas, entre 31 de março a 14 de abril.
Nenhum comentário:
Postar um comentário