sábado, 10 de novembro de 2012

INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS E OUTROS SIGNOS DISTINTIVOS COLETIVOS E O DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL


Neste trimestre o Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional da FURB e o Programa de Pós Graduação em Direito da UFSC oferecem uma disciplina em conjunto para mestrandos e doutorandos das duas universidades. As discussões estão relacionadas às Indicações Geográficas e sua relação com o Desenvolvimento Regional Sustentável abordando os pontos positivos e críticos dessa relação bem como as interfaces geradas com as áreas de direito, economia, meio ambiente e afins. As aulas estão sendo ministradas nas duas universidades e o programa contempla também a verificação in loco de experiências de Indicação Geográfica, bem como a vivência de discussões que tem relação direta com o tema abordado pelas disciplinas envolvidas.
Os trabalhos estão sendo coordenados pelos Professores Dr. Luiz Otávio Pimentel e Profa. Dra. Fabiola Wus Zibetti da UFSC e pela Profa. Dra. Patrícia Luiza Kegel da FURB. Alem destes professores outros professores convidados das duas instituições e representantes do MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento também participam das discussões.
Neste sábado (10/11) as atividades foram realizadas no município de Pomerode, considerado um município emblemático em relação a potencialidades de IGs. Os alunos participaram de uma importante discussão relacionada à produção do “Queijo Kochkäse”, produto tradicional e que está desaparecendo na região e visitaram a produção da Oxford Crystais.
Para os próximos dias 23 e 24 de Novembro está prevista uma visita técnica para os Vales da Uva Goethe, primeira Indicação Geográfica de Santa Catarina. Além disso, os alunos e professores devem participar do Fórum Catarinense das Indicações Geográficas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário