domingo, 25 de novembro de 2012

FURB E UFSC DISCUTEM INDICAÇÃO GEOGRÁFICA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO VALES DA UVA GOETHE


A aula de encerramento da disciplina compartilhada entre os Programas de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional da FURB e de Pós Graduação em Direito da UFSC ocorreu neste último sábado (24/11)  no Vales da Uva Goethe em Urussanga – SC.
A aula contou com a participação de professores e pesquisadores da UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense e com palestras das proprietárias da Vinícola Mazon, uma das principais vinícolas que participaram da conquista da Indicação de Procedência do Vales da Uva Goethe. As palestrantes explicaram como ocorreu o processo de conquista da IG e os próximos passos do projeto.
As discussões acadêmicas no encontro destacaram a importância do “pós título”, ou seja, a construção dos processos de certificação dos produtores e o acesso ao mercado. Após a concessão de uma IG, a sustentabilidade passa a ser o principal foco.
 A definição de estratégias para colocação dos produtos no mercado e da organização dos produtores em torno da formação de preços mínimos e máximos a serem praticados é um desafio importante a ser superado. A maneira como os arranjos institucionais são estruturados e como a governança é exercida dentro destes arranjos, pode ser determinante para superar esses desafios.
Por fim ocorreu uma avaliação da disciplina e todos os alunos envolvidos consideraram a experiência extremamente positiva. O excelente nível das discussões, provocadas pela diversidade das áreas de formação envolvidas, propiciou um entendimento amplo e macro das Indicações Geográficas e dos desafios a serem superados para sua consolidação como vetor do desenvolvimento local e regional.
Esperamos que este seja o primeiro de muitos projetos envolvendo os Programas de Pós Graduação em Direito da UFSC e Desenvolvimento Regional da FURB na discussão das Indicações Geográficas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário