No último dia 08 de agosto os
alunos do segundo semestre do curso superior em Processos Gerenciais
da Faculdade SENAC de Blumenau efetuaram uma visita técnica a empresa Dudalina.
A visita foi estruturada nas disciplinas de Fundamentos de Marketing e Economia
e Mercado lecionadas pelos Professores Leonardo Furtado e Valdinho Pellin,
respectivamente. Durante a visita técnica os alunos conheceram a história da
empresa e sua evolução, as ações de responsabilidade social desenvolvidas pela organização,
as estratégias de marketing utilizadas e os principais aspectos relacionados à
logística e a exportação.
A Dudalina iniciou suas
atividades em 03 de maio de 1957 e em 2008 alcançou a marca de mais de 50 milhões
de camisas vendidas tornando-se uma referência em moda masculina contemporânea.
A empresa desenvolve várias ações
de responsabilidade social com destaque para o projeto de geração de renda onde
instituições recebem kits de retalhos e criam vários produtos, como por
exemplo, sacolas ecológicas. A empresa também é associada ao Instituto Ethos
que propaga o conceito de responsabilidade social empresarial incorporando-o ao
dia-a-dia da gestão.
Em relação às estratégias de
marketing foi possível observar a importância que a empresa dá para a utilização das mídias
sociais, principalmente Facebook e blogs específicos. As estratégias de
marketing da organização são criativas e tem apresentando um excelente
resultado.
Em relação a exportação
observou-se que a organização está iniciando uma aproximação com o mercado
europeu através da abertura de uma loja em Milão, berço da moda internacional.
O objetivo é reforçar a imagem da marca na Europa e depois disso exportar
também para os Estados Unidos. Atualmente a exportação é focada para alguns
países do Mercosul com destaque para o Paraguai, Uruguai, Chile e Bolívia. O
projeto também visa aprofundar as relações comerciais com estes países
aumentando o volume de exportação.
Em relação à logística,
observou-se que a empresa trabalha com um conceito interessante relacionado ao
fluxo produtivo. Trata-se do Estoque de Giro, ou seja, “só produz o que está
vendido”.
A visita técnica foi importante
para reforçar conceitos de marketing e economia discutidos em sala de aula. Nos
próximos meses os alunos poderão aprofundar as discussões que certamente devem
ocorrer na disciplina de Economia e Mercado.
Um agradecimento especial a toda
a equipe da Dudalina pelas excelentes palestras proferidas durante a visita
técnica.
Prof. Valdinho, são momentos como esse que (também) oportunizam aos alunos associar a teoria com a prática. Parabéns ao professor e ao Prof. Leonardo pela condução e iniciativa da visita!!
ResponderExcluirSucesso! Chris.