quinta-feira, 9 de agosto de 2012

ALUNOS DO SENAC REALIZAM VISITA TÉCNICA A DUDALINA


No último dia 08 de agosto os alunos do segundo semestre do curso superior em Processos Gerenciais da Faculdade SENAC de Blumenau efetuaram uma visita técnica a empresa Dudalina. A visita foi estruturada nas disciplinas de Fundamentos de Marketing e Economia e Mercado lecionadas pelos Professores Leonardo Furtado e Valdinho Pellin, respectivamente. Durante a visita técnica os alunos conheceram a história da empresa e sua evolução, as ações de responsabilidade social desenvolvidas pela organização, as estratégias de marketing utilizadas e os principais aspectos relacionados à logística e a exportação.
A Dudalina iniciou suas atividades em 03 de maio de 1957 e em 2008 alcançou a marca de mais de 50 milhões de camisas vendidas tornando-se uma referência em moda masculina contemporânea.
A empresa desenvolve várias ações de responsabilidade social com destaque para o projeto de geração de renda onde instituições recebem kits de retalhos e criam vários produtos, como por exemplo, sacolas ecológicas. A empresa também é associada ao Instituto Ethos que propaga o conceito de responsabilidade social empresarial incorporando-o ao dia-a-dia da gestão.
Em relação às estratégias de marketing foi possível observar a importância que a  empresa dá para a utilização das mídias sociais, principalmente Facebook e blogs específicos. As estratégias de marketing da organização são criativas e tem apresentando um excelente resultado.
Em relação a exportação observou-se que a organização está iniciando uma aproximação com o mercado europeu através da abertura de uma loja em Milão, berço da moda internacional. O objetivo é reforçar a imagem da marca na Europa e depois disso exportar também para os Estados Unidos. Atualmente a exportação é focada para alguns países do Mercosul com destaque para o Paraguai, Uruguai, Chile e Bolívia. O projeto também visa aprofundar as relações comerciais com estes países aumentando o volume de exportação.
Em relação à logística, observou-se que a empresa trabalha com um conceito interessante relacionado ao fluxo produtivo. Trata-se do Estoque de Giro, ou seja, “só produz o que está vendido”.
A visita técnica foi importante para reforçar conceitos de marketing e economia discutidos em sala de aula. Nos próximos meses os alunos poderão aprofundar as discussões que certamente devem ocorrer na disciplina de Economia e Mercado.
Um agradecimento especial a toda a equipe da Dudalina pelas excelentes palestras proferidas durante a visita técnica.

Um comentário:

  1. Prof. Valdinho, são momentos como esse que (também) oportunizam aos alunos associar a teoria com a prática. Parabéns ao professor e ao Prof. Leonardo pela condução e iniciativa da visita!!
    Sucesso! Chris.

    ResponderExcluir