segunda-feira, 16 de maio de 2011

ALUNOS DA FURB VISITAM CERVEJARIAS ARTESANAIS

Os alunos da disciplina PIDR IV – Práticas Integradas em Desenvolvimento Regional – Turma de Timbó, ministrada pelo Prof. Valdinho Pellin, realizaram no último sábado (14/05) uma visita técnica na Cervejaria Borck em Timbó. O objetivo da visita foi conhecer o processo produtivo, o mercado das cervejarias artesanais no Brasil e as possibilidades de expansão e fortalecimento deste mercado através da obtenção da Indicação Geográfica para esse segmento na região.
As discussões em relação a obtenção de Indicação Geográfica para as cervejarias artesanais  surgiram no NIT – Núcleo de Inovação Tecnológica da FURB e foram incubadas nas disciplinas de PIDR das turmas de Timbó, Blumenau e Taió. Em Novembro de 2010 o NIT e os professores das disciplinas envolvidas organizaram um importante seminário envolvendo professores universitários, estudantes, técnicos e representantes das principais cervejarias envolvidas para debater o assunto.

Entenda o que é o PROESDE:
O Proesde  é um programa da área da educação criado em 2004 pelo Governo do Estado de Santa Catarina, quando foi criada uma política pública que buscava fomentar o desenvolvimento das regiões do estado. O programa conta com a parceria das instituições de ensino superior do sistema ACAFE. Seu objetivo é relacionar as atividades acadêmicas com o desenvolvimento regional, formando estudantes universitários catarinenses para atuar como agentes do desenvolvimento regional. Além de proporcionar inclusão social para os estudantes, o programa deve facilitar a pesquisa e extensão universitárias. Além das aulas em teóricas, as disciplinas do curso sequencial devem proporcionar conhecimento in loco de experiências bem sucedidas de desenvolvimento regional, na própria região ou noutra que apresentasse casos passíveis de análise.

O Programa oferece aos acadêmicos participantes, um Curso Sequencial de nível superior, e, objetiva formar agentes de Desenvolvimento Regional, que buscarão melhorar a qualidade de vida das pessoas, trabalhando para promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável, buscando soluções em conjunto para problemas comuns aos municípios da região em que é implementado, como: desemprego, concentração de renda, êxodo rural, mobilidade, etc.  
O que é indicação Geográfica?
De acordo com o INPI – Instituto Nacional de Proteção Intelectual, a IG é a identificação de um produto ou serviço como originário de um local, região ou país, quando determinada reputação, característica e/ou qualidade possam ser vinculados essencialmente a esta sua origem particular. Como exemplos mundiais de IG é possível destacar: o vinho espumante proveniente da região de Champagne e os queijos da região de Roquefort na França,  o vinho da região de Porto em Portugal, o Pisco do Peru, o café da Colômbia, entre tantos outros exemplos. No Brasil o caso mais bem sucedido de IG é o Vinho do Vale dos Vinhedos no Rio Grande do Sul com  a produção de vinho tinto, branco e espumante. Particularmente, em relação ao Vale do Itajaí, entende-se que a região possui um grande potencial para solicitar e a Indicação Geográfica das Cervejarias Artesanais e é de olho nessa opotunidade que a Universidade Regional de Blumenau vem atuando neste sentido através do NIT.

Um comentário:

  1. Turma de Timbó sempre presente nas aulas do PROESDE.
    Visita técnica foi muito interessante para aumentar nossos conhecimentos e gostei de conhecer de perto as ideias do Luciano envolvido 100% na parte da indicação geografica das cervejarias artesanais.
    Parabéns pela visita professor!

    Abraços, Jéssica Teske - participante da turma do PROESDE TIMBÓ!

    ResponderExcluir